Marketing Digital

O Que é Marketing Digital?

É um processo social entre pessoas físicas e/ou jurídicas de criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor pela internet, para atender desejos e necessidades recíprocas.

Dessa maneira, as empresas buscam atingir seus objetivos estratégicos, que podem ser a conquista de novos negócios, a conexão e relacionamento com o seu público-alvo ou o fortalecimento de uma marca.

Algumas das suas principais categorias são o Inbound Marketing, o Marketing de Conteúdo, o SEM (Marketing dos Mecanismos de Busca), o Marketing de Mídias Sociais e a Automação de Marketing.

Ele acontece em diversos canais de comunicação digital, como sites, blogs, motores de busca, redes sociais, e-mails, etc.

Cenário

À partir da revolução digital da década de 90, com o surgimento dos motores de busca como Google e Yahoo, a internet foi se desenvolvendo e ganhando tração.

Dessa maneira, com novas tecnologias e softwares, as primeiras vendas on-line surgiram e ficaram mais acessíveis.

Atualmente, praticamente 30 anos depois, estudos da ONU indicam que 4.1 bilhões de pessoas no mundo (53,6% da população global) utilizam a rede mundial.

Só no Brasil são 149,1 milhões de usuários (relatório Digital 2019: Brazil, parceria de Hootsuite e We Are Social). Destes, 140 milhões são de usuários das redes sociais.

Ou seja, 66% dos brasileiros acessam alguma rede social como Facebook, Instagram, YouTube, entre outras. Nelas, passam em média 3 horas e 34 minutos por dia, e 85% deles estão on-line todos os dias.

A Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil), divulgou estudos dos hábitos dos brasileiros que apontaram o padrão de consumo. O uso da WEB (69%) já supera o jornal (14%), em casa de manhã.

À noite78% prefere acessar a rede contra 46% a TV. Isso porque 61% mesmo assistindo a TV costuma estar navegando na internet.

No 1º semestre de 2020foram R$ 38,8 bilhões de faturamento em comércio eletrônico no Brasil (Ebit/Nielsen e Elo). E este mercado só vem crescendo, ano após ano.

Inbound Marketing

Antes da revolução digital, o processo de compra de produtos e serviços era guiado pelas empresas. Assim, as informações que elas forneciam ao público chegavam através do Marketing Tradicional.

A propaganda aparecia em TV, rádio, jornal, revista, panfleto, outdoor, telemarketing, dentre outros. O foco era no produto para o consumidor.

Esta busca ativa funciona até hoje, e é denominada de Outbound Marketing.

Atualmente, pela velocidade e facilidade da interação do público na WEB, esse processo se inverteu. Em uma busca passiva atrai-se o cliente para a empresa.

relacionamento passou a ser mais pessoalcom foco no consumidor para o produto, a fim de satisfazer suas necessidades e desejos.

A esta estratégia denominamos de Inbound Marketing.

O Inbound Marketing têm como objetivo atrair e fidelizar clientes voluntariamente, ao despertar interesse pelo que a empresa oferece.

A primeira ação essencial do Inbound é a segmentação do nicho de mercado. Através de pesquisas, detalha-se um grupo de consumidores com qualidades e comportamentos parecidos  persona.

Desse modo compreende-se quem são os consumidores e o que eles precisam. Isso é fundamental para o sucesso da estratégia, pois permite enviar a mensagem certa para a pessoa certa.

Para atrair audiência é necessário ter um blog ou site. São nestes canais que acontecem o relacionamento com o público.

produção e oferta constante de conteúdo relevante e gratuito sobre determinado segmento, faz com que a persona veja a empresa como referência no assunto.

 

Neste momento, a persona entra no topo do funil de vendas ou jornada de compras. Então, ela passa a ser considerada oportunidade de negócio ou lead.

A nutrição de conteúdo estratégico, em cada fase do funil, faz com que o lead avance até decidir pela compra.

O Inbound e o Outbound se assemelham em muitos aspectos no mix de marketing, mas o Inbound traz consigo algumas vantagens:

  • Reduz o custo de aquisição de clientes (CAC);
  • Aumenta a taxa de fechamento de vendas por ser mais assertivo;
  • Os clientes tem menor sensibilidade a preços;
  • É um processo previsível, mensurável e escalável;
  • Atrai clientes em potencial;
  • Aumenta a visibilidade do negócio tornando referência no mercado;
  • Maximiza o retorno sobre o investimento (ROI);
  • Quando praticado em conjunto, potencializa os resultados do Outbound.

O que é Marketing de Conteúdo?

É uma estratégia baseada na construção de um forte relacionamento entre empresas e personas bem definidas. Para tanto requer planejamento, objetivo e ação.

De fato, ele realiza-se através do fornecimento de informações valiosas, consistentes e altamente relevantes relacionados a produtos e serviços da marca.

O conteúdo é propagado em blogs, sites e perfis de redes sociais, para atrair consumidores que buscam na WEB soluções para suas dores.

O objetivo é posicionar a marca no lugar e momento certos da jornada de compra (funil de vendas) do consumidor, a fim de oferecer as melhores soluções.

O funil de vendas é dividido em três etapas: Topo, Meio e Fundo.

Na etapa do Topo ocorre o primeiro contato com a empresa. Ela atrai e educa potenciais compradores, ao chamar a atenção a problemas ainda não percebidos pelo consumidor.

Depois de atraídos os visitantes, já no Meio do funil, o conteúdo deve mostrar como a solução resolve os problemas do dia a dia dos consumidores.

Eles têm o interesse no produto, mas ainda não tomaram a decisão de compra. Nesta etapa é importante tirar dúvidas e quebrar objeções para que o lead avance no funil.

Por fim, o Fundo do funil é o estágio final do processo de venda. Nesta fase, o potencial cliente reconhece a necessidade e a área em que o produto ou serviço atua.

Também já o comparou com outras soluções disponíveis à procura de alternativas, para resolver suas dificuldades. Ele está pronto para comprar.

conteúdo do Fundo deve ser focado para a venda, ao mostrar que sua opção é a melhor possível para o caso do lead. É a hora de chamar para a ação!

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de relacionamento com o consumidor complementar ao Inbound Marketing, que é uma estratégia de conversão e de vendas. Um não sobrevive sem o outro.

SEM (Search Engine Marketing), SEO e Links Patrocinados

SEM é uma estratégia de marketing com o objetivo de otimizar blogs e sites para gerar tráfego e visibilidade no topo das primeiras páginas de resultados dos mecanismos de busca.

Google, Bing ou Yahoo e Mídias Sociais são mecanismos de busca, que utilizam complexos algoritmos para vasculhar a WEB. Dessa forma, eles entregam os resultados mais relevantes para as pessoas.

O SEM pode ocorrer de forma orgânica (gratuita) ou paga. Por correspondência, ele divide-se em duas táticas: SEO (Search Engine Optimization) e links patrocinados.

SEO é um conjunto de práticas e técnicasque auxiliam a melhorar o posicionamento do conteúdo de um site ou blog.

Com o propósito de, ganhar a preferência dos motores de busca, ao procurar certas palavras-chave por suas páginas .

Os algorítimos dos mecanismos de busca são projetados para melhor ranquear conteúdos, que tenham qualidade e relevância, independente da compra de mídia.

Assim, podemos destacar o uso de palavras-chave, a velocidade do siteestrutura e linkagem das páginas e a organização do conteúdo.

Além disso, um design limpo, a adaptação para dispositivos móveis e relevância da informação. Por isso, o SEO melhora a experiência do usuário.

Além do tráfego orgânico, mídias pagas oferecem oportunidades únicas de crescimento, principalmente para quem está começando no Marketing Digital.

Links Patrocinados

Na maioria das vezes, os 1⁰ˢ resultados das páginas vem com um aviso que diz “anúncio”. Essa é a forma mais comum de usar links patrocinados.

Porém, qualquer link pago que é utilizado para divulgar produtos ou serviços na internet é um link patrocinado. Eles são veiculados no Google, blogs, sites, redes sociais, etc.

Google Ads é a plataforma de anúncios do Google. É um leilão onde paga-se lances por palavras ou termos, com o fim de aparecer no topo dos mecanismos de busca.

A receita do Google Ads foi de U$ 134 bilhões em 2019. O grande benefício é a possibilidade de investir em audiência qualificada segmentada. Seja na rede de pesquisas, ou na de displays.

Existe ainda a possibilidade de investir no Youtube, no Gmail, Google Shopping, em aplicativos e no Native Ads. O ranqueamento é calculado pela fórmula: Índice de Qualidade (IQ) x Lance (CPC).

Investir em links patrocinados é uma estratégia cada vez mais utilizada, por oferecer diversas vantagens, para o alcance dos objetivos.

  • Atraem mais tráfego para o seu site;
  • Aceleram os resultados;
  • Identificam o público exato, pelos resultados das métricas de segmentação;
  • O investimento é flexível (qualquer valor) e com vários objetivos;
  • Os resultados são mensuráveis, com ferramentas de análises instantâneas;
  • Resumindo, para fazer SEM de qualidade é necessário produzir conteúdo relevante em um ambiente otimizado para mecanismos de busca, que melhore a experiência do usuário.
  • Consequentemente, os investimentos em tráfego pago serão bem menores e muito mais assertivos.

O que são Mídias Sociais

e Redes Sociais?

Redes sociais são sites e aplicativos que conectam pessoas e empresas online, permitindo o compartilhamento de informações de acordo com seus interesses e valores.

Elas têm características diversas de funções específicas, como relacionamento, entretenimento, profissional e nicho de mercado.

Mídia social é o uso de tecnologias para tornar interativo o diálogo entre pessoas. Por definição, toda rede social é uma mídia social. Já o contrário nem sempre se aplica.

Enquanto nas redes sociais o foco é a interação entre as pessoas, nas mídias sociais, o objetivo principal é compartilhar informação e conteúdo.

Exemplos de mídias sociais são canais como blogs e plataformas de vídeos, como o YouTube. Pode-se dizer que redes sociais são uma categoria das mídias sociais.

Os usuários tem a possibilidade de interagir uns com os outros, mas sua verdadeira intenção ao acessar a plataforma é usufruir do conteúdo compartilhado.

Mídias sociais proporcionam a interação das pessoas com as marcas. Uma vez que são canais criados para comunicação, influência e diálogo direto com o consumidor.

Para empresas, ter uma página nas redes sociais, onde o seu público se encontra, tornou-se indispensável. Elas mostram que existem grandes oportunidades.

Seja através da promoção de produtos/serviços, seja para fortalecer uma marca, ou gerar tráfego e conversões. Porém, é preciso entender as diferenças de comportamento delas.

Agendar postagens não é o suficiente. Cada rede tem sua peculiaridade e influencia o consumidor de formas diferentes. Veja dados e aplicações das mais usadas no Brasil:

Facebook

É a rede social mais popular do mundo e do Brasil. 130 milhões de usuários mensais, sendo o público 53% feminino e 47% masculino.

70% dos negócios que investem em Facebook Ads (ferramenta de anúncios do Facebook) possuem um ROI (Retorno sobre o Investimento) de 3x ou mais.

Com estes números, essa rede é indispensável para o marketing digital, seja para desenvolver negócios, atrair o público ou se relacionar com pessoas.

YouTube

O YouTube é a principal redes social de vídeos online da atualidade. São cerca de 98 milhões de usuários mensais, com 40% de todo tráfego móvel.

Com um canal no YouTube é possível divulgar produtos e também ganhar autoridade, ao fazer vídeos que eduquem e ajudem sua audiência a resolver problemas.

O Google Ads é a ferramenta de anúncios do Youtubee 68% do público gosta de ver propaganda.

Instagram

É uma rede dinâmica de compartilhamento de fotos e vídeos em tempo real. Com 69 milhões de  usuários, o público é 59% feminino e 41% masculino.

Cada vez mais o Instagram tem se tornado uma ferramenta para influenciar a compra de produtos/serviços. Ideal para hotéis, restaurantes, lojas de roupas, arquitetura, decoração, etc.

O Instagram Ads é a forma de veicular anúncios tanto no feed quanto nos stories e traz visibilidade, atração e reconhecimento da marca para sua empresa.

LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede social corporativa do mundo e o Brasil é o 3ª país com 35 milhões de usuários. Destes 47% são mulheres e 53% são homens.

Ótimo canal para divulgar marcas e se fazer ser visto como uma autoridade em seu mercado. É uma rede específica para profissionais com alto poder de segmentação.

O LinkedIn Ads tem um tipo de anúncio próprio para gerar leads. Ideal para empresas B2B (Business to Business), ao fazer o contato direto com diretores de outras empresas.

Pinterest

O Pinterest é uma rede de fotos que traz o conceito de “mural de referências”, para criar pastas com temas de sua preferência.

Conta com 38 milhões de usuários mensais, na maioria mulheresOs temas mais populares são moda, maquiagem, casamento, gastronomia, arquitetura  e  design.

Segundo um relatório recente da empresa, 83% dos usuários compraram um produto depois de vê-lo publicado no Pinterest por uma marca.

Outras redes sociais como Tik Tok, Twitter e Snapchat não possuem público superior a 10 milhões de usuários. Tik Tok apresenta crescimento exponencial e deverá ser umas das grandes redes em breve.

O público alvo não estará presente em todas as redes, por isso é muito importante pesquisar minuciosamente quais redes sua persona acessa e mirar nelas.

É preciso definir antecipadamente que conteúdo será produzido, em que canal e para qual tipo de persona será direcionado. Também, os dias e horários das publicações.

O conteúdo oferecido tem que ser relevante. Informação de qualidade, originalidade, criatividade e design são essenciais. Importante fazer um calendário editorial.

Disponibilizar canal de comunicação para SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), seja por mensagem ou chat online, aumenta a satisfação do cliente.

Criar rotina de monitoramento e análise das métricas é primordial para a performance. Por exemplo: alcance, tráfego, engajamento, crescimento e conversão.

Por fim, usar das ferramentas de anúncios para expandir o conteúdo, sem necessariamente investir muitos recursos financeiros.

Como a Automação de Marketing Acelera o Funil de Vendas

Automação de marketing é o processo de otimização, automatização e mensuração de tarefas repetitivas, através de tecnologias aplicadas nas estratégias de marketing digital.

Uma das grandes vantagens do Marketing Digital é tornar o processo de vendas escalável. As empresas podem se comunicar com milhares ou até milhões de pessoas.

Quando se tem um baixo volume de leads e um time pequeno é relativamente tranquilo fazer essa gestão. Porém, ao tempo que a demanda evolui… o cenário é imprevisível.

Sem contratar mais pessoal operacional, é impossível executar as tarefas manualmente, e em tempo hábil. Crescer desta maneira acaba sendo ineficaz e oneroso.

Isso sem falar do desperdício de tempo precioso, que poder-se-ia usar em outras tarefas.

É imprescindível uma estratégia que tenha como objetivo principal, deixar a equipe de vendas focada no que não pode ser feito por uma máquina: relacionamento.

As ferramentas de automação de marketing tornam o trabalho muito mais produtivo, assim a equipe pode concentrar seus esforços em ações que geram receita.

Elas possuem soluções para criar fluxos de trabalho e de comunicação. Dessa forma, elas integram sistemas de armazenamento, análise de dados e engajamento de contatos.

Com efeito, segmentam a base de leads em relação ao perfil, ao comportamento e às ações realizadas. Isso, a fim de identificar em qual estágio eles estão no funil de vendas.

Também, para cada um destes parâmetros, elas fornecem uma série de incentivos para a conversão. Com isso, o lead fica qualificado para tomar a decisão de compra.

Um clássico exemplo é a automação de e-mail marketing para criação de campanhas de e-mail, que conduzem os leads a realizar ações específicas em seu site.

Existem diversas outras ferramentas de automação de marketing, desde o gerenciamento do funil de vendas, até a análise de conversas telefônicas com rastreamento de palavras.

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