Financiamento de Projetos

DOAÇÕES

  1. Doações de pessoas físicas e/ou jurídicas;
  2. Incentivos fiscais;
  3. Financiamento coletivo ou Crowdfunding.

Captar recursos de pessoas físicas ou jurídicas, de forma on-line (site próprio), e divulgar nas mídias sociais, é uma excelente alternativa para manter a ONG em pleno funcionamento.

Nas redes sociais é possível se comunicar com o público, divulgar as ações da entidade, mostrar como funciona, e divulgá-la para receber doações.

Outra forma de captação de recursos é através de incentivos e renúncias fiscais dos governos (federal, estadual, municipal).

Doações dedutíveis de impostos, de pessoas físicas e jurídicas para ONG’S, desde que observadas as condicionantes legais, são um forte instrumento de arrecadação de capitais.

O financiamento coletivo (crowdfunding), é uma opção que pode ser muito efetiva, se atrelada a campanhas nas mídias sociais.

Em uma plataforma, divulga-se a causa e o fim dos recursos, com meta/prazo estabelecidos, definindo como será a contribuição, e o que o doador ganha em troca (brindes). No caso da meta ser atingida, a plataforma repassa os recursos para a ONG, se não devolve os recursos aos doadores.

Convênios e Chamadas Públicas por Editais

  1. Convênios e termos de parcerias com governos;
  2. Chamadas públicas com instituições do 3º setor.

Emendas parlamentares e convênios com governos são opções de financiamento para ONG’S.

Por meio de editais e projetos, parlamentares e governos buscam parcerias com o 3º setor, visando melhorias em áreas específicas.

Nestes casos, os interesses da administração pública coincidem com os da entidade, e são direcionados para a obtenção de um resultado comum de interesse público.

Apresentam exigências específicas de uso do dinheiro, idoneidade e capacidade técnica, para a sua execução formal.

Financiadores de projetos sociais, organizações do 3º setor e empreendedores, querem assim como os governos, contribuir com o ecossistema de impacto social no Brasil.

A cooperação pode ser financeira, ou por consultorias, assistência técnica especializada, materiais, formação, e sempre associada a uma linha programática.

Através de editais, estas iniciativas partem de organizações baseadas no Brasil, ou de organizações internacionais de diversos perfis (órgãos multilaterais, governos, embaixadas, institutos e fundações).

Elas podem ter prazo de propositura determinado, ou estar sempre abertas a propostas.

Produtos, Serviços e Organização de Eventos

  1. Comercialização de produtos;
  2. Prestação de serviços;
  3. Realização de eventos.

A instituição pode comercializar produtos feitos, ou em sua posse, com o intuito de captação de recursos.

Ela pode criar uma loja de produtos (física e on-line), para a venda de itens, com valores revertidos para a ONG. Nestes casos existe tributação, há não ser em condições específicas.

ONG’S podem à partir da expertise adquirida em trabalhos sociais, prestar serviços para aumentar seus rendimentos (intervenções urbanas, consultorias, etc).

Contudo, ela deve reverter os lucros em investimentos nos seus objetivos sociais, assim como estes serviços devem estar alinhados com a missão da instituição.

Eventos beneficentes são uma boa forma de arrecadação com engajamento. Toda a renda com a venda de produtos ou o pagamento de entrada, deverá ser revertida para a gestão da ONG.

Podemos citar almoços beneficentes, festas, jogos esportivos, gincanas, etc.

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