Inspeções Aéreas em Sistemas Fotovoltaicos

Drones com Câmera Termográfica

As Inspeções Termográficas em Sistemas Fotovoltaicos permitem que o investidor tenha o controle da sua geração de energia própria.

A medida que o sistema fotovoltaico envelhece, a termografia com drone identifica módulos defeituosos, e dessa forma garante o potencial de rendimento do sistema fotovoltaico ao longo da vida útil.

99% de Precisão na
Identificação de Anomalias

As imagens aéreas fornecem uma perspectiva mais ampla dos parques solares, e permitem que as equipes de manutenção recebam informações valiosas em tempo real.

A associação de imagens térmicas (termogramas) e visuais (RGB) contribui para determinar, se as anomalias térmicas são causadas por falhas físicas no painel, como delaminação, rachaduras, poeira; ou problemas internos, como a incapacidade de conectar-se a um painel devido a um inversor ou falha no cabo.

Maior Eficiência na Geração de Energia

A descoberta precoce de componentes defeituosos dentro de um sistema fotovoltaico ajudará a impedir grandes deficiências de produção.

Quanto mais rápida e precisa, uma equipe de manutenção puder detectar possíveis defeitos, mais velozmente ela poderá responder, e assim evitar falhas graves no sistema.

As inspeções e manutenções realizadas de forma eficaz significam a proteção dos interesses dos investidores, e garantem que o sistema fotovoltaico funcionará com a sua máxima eficiência.

Anomalias

Dentre os vários tipos de anomalias podemos encontrar:

  1. Danos nas células, tais como rachaduras e vidros quebrados;
  2. Pontos quentes que resultam em falhas e risco de incêndio, levando a perdas de até 10%;
  3. Células inativas, erros de conexão ou falhas em diodos de bypass causam perdas de até 5%;
  4. Diferenças de temperatura em células de um módulo revelam sequências inativas nas Strings, com percas de 30 a 60%;
  5. PID é um efeito que leva a perda gradual de desempenho, que pode chegar a 30% ou mais após alguns anos;
  6. Sujeira, sombras, vegetação, fezes e nidificação de animais, polaridade reversa, curto-circuito, etc.

70% Redução do Tempo e 40% Diminuição dos Custos de Inspeção

As análises tradicionais em sistemas fotovoltaicos consistem na inspeção de cada painel com termovisores portáteis. Eles verificam se há células ou cabos defeituosos.

Neste processo, a equipe acompanha manualmente a localização das anomalias. Em grandes sistemas, este método resulta em dados ineficientes e imprecisos, ademais quando em locais de difícil acesso, também perigo aos trabalhadores

A tecnologia drone melhorou a eficiência e precisão do processo de inspeção. Câmeras térmicas podem inspecionar grandes áreas dentro de um parque solar, coletando imagens infravermelhas de alta resolução durante apenas um único vôo.

Relatórios Detalhados

Com o uso das imagens térmicas e visuais, os dados são pós-processados em software de alta capacidade, para detectar todas as anomalias e variações de temperatura. Esses problemas são então marcados, georreferenciados, e revisados ​​para uma correção eficiente.

Cada defeito, do nível da célula ao nível da string, desse modo serão descritos com as imagens para referência. Nossos relatórios também incluem um mapa interativo de seu sistema fotovoltaico, que pode ser facilmente compartilhado com outros membros da equipe.

O relatório é completo, evidenciando todas as irregularidades, com imagens e tabelas das variações de temperatura nas anomalias, diagnosticado por engenheiro eletricista e, enfim entregue ao cliente com as sugestões e orientações necessárias.

Com o relatório, o cliente tem a disponibilidade dos impactos financeiros, e da segurança do seu sistema fotovoltaico.

Também podemos apresentar uma proposta inicial de intervenção, para manutenção corretiva, com estimativa de custos.

A análise da viabilidade econômica do sistema está diretamente relacionada, com as devidas ações corretivas propostas.

Cadastre seu

e-mail!

Quer saber mais detalhes sobre os nossos serviços?

Peça um orçamento. Deixe o seu endereço na mensagem.